quinta-feira, 7 de junho de 2007

Como o DNA é decodificado


1. Introdução
Todos os comandos necessários para fazer o corpo humano funcionar podem ser escritos em apenas quatro letras: A, T, C e G. A BBC explica como os seres humanos conseguiram decodificar e ler as combinações dessas letras.
2. Clonagem
Os fragmentos de DNA são então colocados em uma solução com bactérias. As bactérias multiplicam o DNA para que os cientistas possam ter mais matéria prima para análise.
3. Classificação
Os fragmentos de DNA clonados são então divididos em quatro soluções. Cada uma das soluções contém substâncias que reconhecem os fragmentos de DNA que terminam com uma determinada letra (A, T, C ou G). Quando a letra é encontrada, o fragmento recebe uma espécie de "etiqueta" fluorescente para que possa ser reconhecido.
4. Separação
Os fragmentos de DNA "etiquetados" são então ligados a tubos finos cheios de gel. Uma carga elétrica lentamente "puxa" os pedaços de DNA para dentro dos tubos. Os pequenos fragmentos viajam mais rapidamente do que os grandes. O processo acaba separando os fragmentos de acordo com o tamanho.
5. Leitura
Finalmente, todos os fragmentos são separados de acordo com o tamanho. Cada fragmento que é colocado na ordem é um par (A-T ou C-G) maior do que o fragmento seguinte. As "etiquetas" fluorescentes no fim de cada fragmento podem então ser lidas por um sistema a laser, que fornece em seguida a seqüência genética daquele pedaço de DNA.

Nenhum comentário: